segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Vacinas contra o HPV

Olá meninas!! Esta postagem é super útil para quem está buscando informação sobre os tipos de vacina contra o vírus HPV ( Papilomavirus Humano). Para quem ainda não sabe, este vírus de transmissão sexual pode causar verrugas genitais e lesões pré-cancerígenas e cancerígenas no colo do útero, vagina e vulva (leia o post sobre HPV). Encontra-se disponível para comercialização dois tipo de vacina contra o HPV; a primeira, chamada Gardasil, é eficaz contra 4 subtipos do HPV, os subtipos 6 e 11, responsáveis pelas verrugas ganitais, e os subtipos 16 e 18, causadores de câncer de colo do útero ( e suas lesões precurssoras). Esta vacina deve ser tomada em 3 doses, com intevalo de 2 e 6 meses da primeira dose e o preço de cada dose varia, mas em média custa 350 reais. A segunda vacina, a Cervarix, é eficaz contra somente os tipos oncogênicos do HPV, ou seja, os subtipos 16 e 18, mas apresenta proteção cruzada contra outros dois subtipos oncogênicos, o 31 e o 45. Esta vacina também é tomada em 3 doses, mas o intervalo é de 1 e 6 meses da primeira dose. O preço pode ser um pouco mais barato que a Gardasil, mas a proteção contra as verrugas não existe com esta vacina.
Ambas devem ser administradas em meninas entre 10 e 25 anos de idade, de preferência antes da primeira relação, já que o virus é de transmissão principalmente sexual. Possivelmente, esta vacina poderá ser indicada para mulheres mais velhas, mas ainda estamos aguardando os estudos com este tipo de população.
O uso da vacina não isenta as mulheres da necessidade da coleta do Papanicolau, que é o exame preventivo do câncer de colo de útero, já que a mulher pode se contaminar por outros subtipos virais causadores do câncer que não são cobertos pela vacina.
Vale muito a pena investir nesta vacina. Qual vacina usar será uma decisão sua conjuntamente com seu médico, ponderando as vantagens e desvantagens de cada uma.
Abraços e ótima semana!

40 comentários:

  1. Bom dia ! Sou a BRI e tenho 26 anos e a 4 faço uso de anticoncepcional. Até início desse ano vinha tomando regularmente o comprimido tâmisa 20, sem nehuma complicação, mas como fiz uma cirurgia de correção de miopia, o oftalmo viu que tenho uns vazinhos (varizes) minúsculas ao redor do pé e disse que seria bom que trocasse de anticoncepcional, pois esses vazinhos poderiam tb ser desenvolvidos nos olhos. Então fui na ginec. e ela trocou para siblima.A menstruação vem, mas qse nada, não vem sangue, apenas uma espécie de sujeira "marrom claro" e bem pouco, as vezes não preciso nem usar o obsorvente.Isso está me preocupando, é normal? Pq ocorre somente essa éspecie de secreção?Estou com vontade de voltar para o tâmisa, pois tinha segurança, todo o mês eu me torturo com isso.Me oriente , por favor. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Há cura para o HPV ou ele fica no corpo toda vida?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  3. o norfloxacino (contra infecção urinária) interfere na pílula?
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá Dra!! tudo bem?????
    Eu fui ao ginecologista e foi diagnosticado uma manchinha fiz a biopsia o resultado foi nic 1 ele me disse que é um pre cancer isso é verdade????? disse qe é causado pelo HPV!!! tá ele tirou mas nao me receitou nenhum medicamento, era necessario??? e meu namorado ele não apresenta nenhum sintoma , não tem nenhuma verruga, corrimento,lesão, será que ele está contaminado??? isse pode ter sido transmitido a variso anos atraz??? mesmo meu namorado nao tendo os sintomas posso ter relação sexual sem camizinha???

    beijus
    aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  5. Dra. Sei q o q vu falr nau tem nada haver cm o assunto do post
    mais e q to com uma duvida.
    Tomo anticonc. de 21 comprimido.
    so q viajei semana passada
    Ai eu parava de tomar ele na quarta e minha menstruaçao vinha no sabado. so q continuei tomando comprimido ate sabado e parei. Hj jah eh terça e ainda naum veio.
    AInda vai vir ou tinha q ter tomado a cartela toda. O q eu faço.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Sobre esta reportagem do HPV eu tenho uma dúvida. Desde que comecei a ter relações, tive que fazer a cauterização, este ano fiz uma, totalizando 3 cauterizações no colo do útero, eu perguntei ao médico, como poderia evitar estas feridas, ms ele não soube me explicar.
    Gostaria de saber, se o uso contínuo de camisinha, evita este tipo de ferida, pode ser que meu namorado, tenha alguma infecção que esteja me dando esta ferida? Outra coisa, fazer tantas vezes a cauterização, não pode ser prejudicial???
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Dra Flavia,tenho uma duvia a a respeito na hora de tomar o anticoncepcional,será que tem algum problema toma-lo perto das refeições tipo trinta minutos antes ou trinta minutos depois do almoço, como tomo perto da comida vai interferir na eficacia do comprimido?
    obrigada

    ResponderExcluir
  8. Dra . se desse pra vc ir na postagem: "menstruar ou nao, eis a questao" , pois ha milhares de pessoas (inclusive eu) com duvida a respeito da postagem e vc parece que abandonou aquela postagem!!
    POR FAVOR!!..
    (meu nome é juliana ,se der pra responder a minha pergunta!! a minha pergunta é uma das ultimas...é do dia 17 de Outubro de 2008 22:04 ) ..
    brigada

    ResponderExcluir
  9. Olá Drª,
    estava procurando na internet sobre a pílula anticoncepcional ciclo21 que minha ginecologista receitou é a primeira vez que estou tomando pílulas para prevenir uma futura gravidez já que sou virgem e vou me casar em Novembro, eu vi no seu post em junho que ela (ciclo 21)tem propriedade androgênica e como já tenho uma prediposição a engordar e ter "pelos" pelo corpo fiquei super preocupada, estou pensando em mudar para a Yasmim que é antiandrogênica.
    Será que posso comprar essa nova´pílula numa farmácia sem uma receita pois minha consulta ainda está muito longe??
    Vou me casar em Novembro e preciso me prevenir.

    Outra perguntinha, como nunca tomei pílula quando tempo tenho que esperar para que faça efeito???
    já me falaram de ter que esperar para ter a primeira relação sexual sem nenhum outro método anticoncepcional até 2 meses, é verdade??

    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Dr flavia antconsepcional de adesivo é confiavél???

    ResponderExcluir
  11. Dra Flavia kdê vc!?
    sumiuu:/ hehe
    Adorei o seu blog, parabéns pela sua iniciativa;)
    Poxa ficarei feliz se vc responder minha perguntinha!
    Bem tenho 21 anos, e estou usando comO anticoncepcional Allestra 20, é a minha primeira vez tomando anticoncepcional, comei a tomar no 1° dia do meu ciclo e venho tomando todos os dias, a minha duvida é:por ser a minha primeira vez tomando anticoncepcional já posso esta tendo relacão segura sem chance de engravidar(JÁ ESTOU A 5 DIAS TOMANDO )? comecei a tomar o anticoncepcional para diminuir a minha preocupacao de engravidar, mas mesmo tomando ainda fico morrendo de medo de vir acontecer uma gravidez nao programada. Eu posso ficar mais tranquila mesmo que o meu namorado ejacule dentro ?
    Desde de já muito obrigada pela atencao !
    Volta logo a postar !! hehe faz falta ter seus comentários =D

    ResponderExcluir
  12. ola doutora,
    gostaria de saber quando eu poderia começar a tomar anticoncepcional depois de tomar uma pilula do dia seguinte, eu posso tomar no primeiro dia de sangramento da pilula ou esperar a menstruação de verdade? eu posso começar a tomar o anticoncepcional em qualquer dia do mes? obrigada

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo blog e pela iniciativa, drª Flávia! :). beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ola Dr.Flavia parabens pelo seu blog ele é mto informativo...so q o q eu queria msm saber é sobre pomadas para corrimentos vc poderia mi informar uma delas?a e sao corrimentos normais...e o pq as vezes os corrimentos tem o odor forte?

    ResponderExcluir
  15. dr flavia o elane ciclo acaba com ovario micropolisistico e ajuda a engravidar e a emagrecer obrigado alemg

    ResponderExcluir
  16. Dra. Flávia,
    Aproveitando a dica da semana, apresento minha dúvida: usuárias de pílula anticoncepcional podem ter dificuldades na absorção de determinadas vitaminas e substâncias necessárias ao organismo, como a Vitamina C? Como conciliar uma nutrição balanceada e o uso de anticoncepcionais?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. DR. EU ESQUECI DE TOMAR A PILULA DE QUARTA FEIRA E SO LEMBREI, NA QUINTA NO MESMO HORARIO QUANDO FUI TOMAR A DE QUINTA, AI TOMEI NORMAL,O PROBLEMA DESDE DE TERÇA DE TO EMBOLADA NOS DIAS, NA VERDADE ESTAMOS NA QUINTA E NA CARTELA EU AINDA TO NA TERÇA, NAO TIVE RELAÇAO , TIVE NO DOMINGO Q ANTECEDEU O ESQUECIMENTO .o Q DEVO FAZER?

    FLORZINHA

    ResponderExcluir
  18. Oi Dra!
    Eu tomava o anti Femina e troquei pelo Elani Ciclo, no ultimo dia da pausa da primeira pra segunda cartela tive relação desprotegida, corro algum risco de gravidez?

    Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  19. Dra Bom Dia sou Paty....Tive uma relação sem ejaculação no ultimo dia da menstruação 08-10.No dia seguinte tomei o DIaD e logo em seguida comecei tomar o elani ciclo ate o dia 21-10.Parei pq sinto os seios mto doloridos.Unico dia do contato foi dia 08-10.Meu ciclo é de 30 dias certinho e a menstr deverá vir no dia 1-11? Corro algum risco de gravidez?Obrigada...

    ResponderExcluir
  20. Olá Ana
    Ainda não existe a cura para o HPV, mas na grande maioria das vezes o próprio corpo elimina o virus sem a necessidade de qualquer tratamento; alguns fatores dificultam a eliminação do virus, como o tabagismo e doenças que reduzem a imunidade, como a infecção pelo HIV. Leia mais no post sobre HPV, ok! Abraços!

    ResponderExcluir
  21. fabi...
    O NIC 1 é uma lesão pré câncer do colo do útero inicial, com baixissimas chances de progressão para lesões mais agrassivas, como o NIC 2 e 3, ou o próprio câncer do colo do útero. Mais de 85% das mulheres têm regressão espontânea (ou seja, sem qualquer tratamento) do NIC1 dentro de 1 ano. A conduta atual é aguardar este período e, se a lesão persistir, fazer o tratamento, que é a retirada da lesão ou a eletrocauterização do colo. Não´há medicação para tomar nestes casos. Abraços!

    ResponderExcluir
  22. OLá Jaque
    Na maioria das vezes a cauterização do colo do útero é usada para "tratar" "feridas" do colo do útero; na verdade, estas " feridas" nada mais são do que uma extrusão do tecido que reveste o colo do colo do útero para fora do canal, e isso ocorre por ação dos hormônios da mulher e NÂO representa qualquer doença ou anormalidade do colo do útero, e por isso, só devem ser cauterizadas se muito grandes ou se causarem sangramentos na relação sexual. Isso, é claro, se a única indicação da cauterização do colo for esta ectopia, ou seja, esta "feridinha". Multiplas cauterizações podem danificar seu colo, fechando a entrada do canal do colo do útero, podendo dificultar uma gestação ou a dilatação do colo durante o parto. Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Meninas, as dúvidas sobre pílulas estão todas nos post relacionados aos temas; se vocês lerem com cuidados todos os posts relacionados, verão que as respostas estão todas lá, ok!! Beijos a todas!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi Doutora brigadinha pela respota!!!!! beijão no coração!! fica com Deus.

    ResponderExcluir
  25. Oi Dr. Flávia!
    Eu uso o Diclin e à dois meses estou tendo dificuldades em encontrá-lo mas achei das ultimas vezes. Ontem fui comprar o remédio devo ter passado em umas 10 farmácias na minha cidade e na cidade vizinha e não encontrei. O farmacêutico me indicou o Diane 35 dizendo que tem a mesma composição. Comecei a tomar e gostaria de saber se há algum problema quanto essa mudança do Diclin para o Diane 35?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Ola Dra Flávia! Das últimas vezes que eu tive relação e meu namorado ejaculou antes, tive uma sensação de ardência. Achei estranho da primeira vez mas agora sempre que acontece isso arde depois. O que pode estar acontecendo? Antes eu não tinha isso. Começou a algum tempinho.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Boa Tarde Dra. Flavia tomo a 5 meses anticoncepcional yas, mais por ser muito caro estou tendo que mudar!!mais ainda não fui no gineco fiquei curiosa pelo ant. injeção, mais ouvi muitos comentarios de que engorda d+. Bom sou magra e tenho medo de engordar demais!!obrigada e espero a resposta

    ResponderExcluir
  28. Olá Doutora Flávia!
    Sei que este não seria o topico ideal para te enviar minha pergunta, mas como foi neste topico suas ultimas respostas, imagino que ira me responder brevemente.
    Pois bem, a minha pergunta é, depois que se interrompe o uso continuo de gestinol 28, geralmente em quantos dias volto a menstruar?
    Pois tomo gestinol 28 cont. há dois meses, usamos "sempre" camisinha, porém fazem quatro dias que interrompi a medicação, e não mestruei ainda.
    Iso é normal?? Agradeço a resposta o mais breve possivel.

    Att. Aline

    ResponderExcluir
  29. Oi Dra, tudo bem?!
    Estou um pouco desesperada. Tomo o primeiro a vinte corretamente, mas na quarta feira esqueci de tomar e na quinta feira tive relação e também esqueci de tomar o anti na quinta. Por favor me diga se corro o risco de estar gravida e com quantos dias de gravidez consigo saber se estou gravida com teste de farmácia ou com beta?

    ResponderExcluir
  30. Boa Tarde!

    Dra Flavia estou com uma dúvida.

    Estou tomando ciclofemme fazem 2 meses, e percebo que meu apetite sexual diminuiu muito. Isso pode ser algum efeito colateral da pílula?
    Se não, o que pode estar ocorrendo

    ResponderExcluir
  31. oie Dra Flavia..tive um sangramento na relação nunca tinha tido antes fiquei meia apavorada isso é normal???Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Tenho 27 anos e preciso muito muito muito da sua ajuda para tirar algumas dúvidas:
    - qual a probabilidade de pegar HPV utilizando o mesmo sabonete de 1 pessoa infectada e com verrugas no pênis ( o virus tem tempo de vida curto ? )
    - no meu preventivo deu: NIC I lesão intraepitelial de baixo grau e na biopsia deu nic I e condiloma viral sugestivo HPV, dúvida: No caso que o codiloma está no útero, então o vírus fica somente no codiloma ou toda a minha vagina está contaminada com o vírus? Ou neste caso só tocando o codiloma que se pega o virus ( através de relação sem camisinha, o pênis tocando lá ou a utilização de dedo também consegue o colo do utero tranquilo? ). Dúvida complementar deste assunto: neste caso o sexo oral pode ser transmissor? E se transar com camisinha, NESTE CASO, não tem como contagiar o parceiro.
    - Minha médica indicou o procedimento chamado CAAF ( uma mini cirurgia com anestesia local )para extrair o codiloma, para que haja maior possibilidade do virus sair totalmente do útero, você acha essa a melhor opção para esses casos de condiloma no utero?
    Estou com muito medo de fazer um procedimento desnecessário ou saber que teria uma outra opção melhor...marquei com ela o procedimento para terça-feira agora 11/11, pois estou com medo de aumentar a lesão ou condiloma.... ME AJUDA DOUTORA URGENTE, antes de eu ir para a clinica terça...segue meu e-mail caso seja necessário vplopex@yahoo.com.br

    Aproveito para perguntar mais uma coisa...quando ficarei livre do virus!??! Quando eu fizer a captura hibrida e der negativo!?!?

    ResponderExcluir
  33. Ola Dr. Flávia!
    Tenho 19 anos ,eu sou do Espirito Santo lugar de aonde vc feiz sua faculdade, tenha uma grande duvita uso o Diclin a 1 e 8 meses estou tendo dificuldades em encontrá-lo, me falaram q esse medicamento nao esta mais a venda Ontem fui comprar o remédio e passei em varias farmácias e não encontrei. O farmacêutico me indicou o Diane 35 dizendo que tem a mesma composição q eu poderia tomar normalmente como o Diclin. Ainda não comecei a tomar e gostaria de saber se há algum problema quanto essa mudança do Diclin para o Diane 35? eu vou poderter relação normalmente?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde Dra. Flavia eu fiz uma cauterização na data de 07/11/08 e depois desse dia fiquei com um corrimento sanguilonento, e na data de 14/11/08 começou a minha menstruação gostaria de saber se interfere na cicatrização?! usei 7 dias da pomada novaderm ginecologico, e hj 17/11 tomei a injecção de mesigyna que tomo todo mes, qual a consequencia que posso ter? ah, e como eu tenho gastrite e estou em tratamento estou tomando azitromicina de 500mg que termina hj tomei 3 comprimidos, tomo omeprazol de 40mg e tbm giarlam de 200mg de 8 em 8 horas, pode ter alguma interferencia? estou com medo.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde Dra. Flavia tenho 41 anos fiz um exame ginicologico e deu que estou com uma lesão no colo do utero foi feita até uma biopsia mais graças a DEUS não deu nada , e a médica me passou vagitrene creme ,doxiciclina de 100mg e omeprazol 40mg,mais omeprazol não é para o estomago?? obrigada espero sua resposta ...

    ResponderExcluir
  36. Anônimo disse...
    Oii meu nome é Renata,
    estou com um problema q é o seguinte
    tomo o anti selene ,ja por uns 7,8 meses,nunca tive problema nenhum e nunca esqueci de tomar,mas tive pedra nos rins e tomava mto soro na veia,buscopam,plasil,ciciprofloxacino ,e minha menstruação veio mesmo eu tomando o anti normalmente.oq pode ser ? eu nao tinha esquecido nenhum dia ,e a menstruaçao veio,eu continuei tomando ate o fim da cartela e agora estou em pausa dos 7 dias,mas to com borra ainda ja vao fazer 8 dias ,sera q é aconselhavel trocar de anti ??

    ResponderExcluir
  37. Dra. Gostaria de saber se posso contar o primeiro dia de menstruação a partir da sujeirinha marrom (borrinha) que vem uns dias antes,pois iniciei o anticoncepcional contando o dia da borrinha como o primeiro dia..esta corretO?ou devo usar proteção adicional,estou muito confusa.
    obrigadaaaa

    ResponderExcluir
  38. oi dra flavia!

    Gostaria de saber com que frequencia a sra responde as perguntas enviadas para seu blog...pois faz mais de mês que não vejo uma resposta sua. Estou precisando muito de unas esclareciemntos seus se fosse possível!!!

    : (

    ResponderExcluir
  39. olaa doutora, bom eu tive Hpv e fiz cirurgia de conização a uns 6 meses atras, eu queria saber se é normal eu sentir dores durante a relação sexual já q a cirurgia foi a retirada quase completa da vulva e se quando eu quiser engravidar eu posso ter parto normal.. bjs desde já agradeço

    ResponderExcluir
  40. Ola doutora!!
    Eu tomo Harmonet ha 3 anos e nunca tive nenhum problema. eu e meu namorado temos relacoes sem presevativo. Mes passado e esse mes tive sangramentos no meio do ciclo. Bem pouquinho mesmo..
    Perguntei a um medico e ele me disse que a pilula poderia nao estar boa p mim e falou p eu mudar no proximo mes. Mas ai depois lembrei que tive relacoes no meu periodo fertil. Posso estar gravida? Isso da pilula nao estar boa p mim, significa que posso ter ovulado esse mes?
    Obrigada!!!
    Flavinha

    ResponderExcluir

O que achou deste post? Deixe seu comentário!